Uma das principais datas do varejo brasileiro, a Black Friday é um dia que gera uma enorme movimentação de compras e, consequentemente, maior demanda de entregas de pedidos, especialmente os feitos pela internet.
Para se ter uma ideia, em 2019 a Black Friday se consolidou como a principal data sazonal para o e-commerce brasileiro, faturando R$ 3,21 bilhões - superando o Natal, que somou R$ 2,60 bilhões.
Por este motivo, é importante que as empresas estejam preparadas para a logística diferenciada que esse momento exige, evitando prejudicar a experiência do consumidor.
Porque ter um planejamento de logística para Black Friday
Com a alta demanda de compras durante a Black Friday, as empresas precisam estar preparadas para garantir que seus clientes tenham uma boa experiência desde o início do pedido até a entrega da mercadoria, a fim de evitar feedbacks negativos.
Para que isso não ocorra, é necessário ter um planejamento de vendas que inclua todas as etapas de um serviço de vendas: estoque, frete, prazos, condições dos canais, planejamento logístico, divulgação, entre outros.
A seguir, listamos três passos que podem ajudar a garantir uma logística de vendas eficaz para seus negócios, especialmente nesta Black Friday:
1- Faça o planejamento das vendas
Não deixe para resolver tudo nas vésperas da Black Friday. Comece sua organização antes e foque suas energias em estruturar a equipe e o estoque, rever as condições dos canais de venda e investir em campanhas de divulgação sobre o que o seu negócio está preparando para esta data.
2- Controle o seu estoque
Uma etapa fundamental é fazer o controle de estoque, para que não haja confusão durante as vendas de Black Friday, que costumam acontecer em uma velocidade alta.
Tenha em mãos um inventário completo antes da data para analisar as quantidades exatas que a empresa possui de cada item. Com isso e as informações levantadas no planejamento, o setor de compras saberá o que é preciso repor e o prazo que tem para fazer os pedidos.
3- Garanta o frete e prazos bem estabelecidos
Nunca deixe para pensar no valor do frete e nos prazos de entrega na última hora. Assim como você, outras empresas também estão em busca de parceiros que ofereçam preços vantajosos e serviços de alta qualidade.
Com antecedência, você pode negociar melhores condições para oferecer a seus clientes. Assim, será possível deixar tudo planejado e acordado com as empresas transportadoras para que o seu negócio não tenha prejuízo ou atrasos com as entregas.
Se você ainda não planejou suas entregas para a Black Friday, entre em contato com o time comercial da SIDLOG. Estamos prontos para auxiliá-lo neste momento tão importante!
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