Entenda quais materiais você pode solicitar o transporte, via motofrete.
Ágil e bastante versátil, o serviço dos motofrentistas costuma ser de grande ajuda para pessoas e empresas que precisam de entregas rápidas e urgentes em seu dia a dia. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é qualquer tipo de produto que estes profissionais podem transportar.
De acordo com as leis que regulamentam a profissão, alguns itens são proibidos ou devem seguir certas regras para que possam ser levados de um ponto a outro. Além disso, não é permitido exceder o peso e volume suportados pelo baú de transporte utilizado obrigatoriamente em toda motocicleta de cargas.
Para não restar dúvidas se o serviço de motoboys poderá ou não te ajudar, listamos a seguir quais materiais são ou não autorizados para transporte nesta categoria de trabalho:
Materiais autorizados
- Documentos
Este é um dos serviços mais recorrentes quando falamos em entregas de motofretistas. Isso porque ele acontece de forma rápida, atendendo às necessidades de urgência tanto na coleta quanto na entrega.
- Envio de presentes
Assim como falamos anteriormente, este tipo de material pode ser entregue por motoboys, porém apenas se couber dentro do baú de carga acoplado à traseira da motocicleta.
Nenhum pacote pode ser transportado amarrado sobre o baú ou levado na mão pelo entregador, uma vez que isso pode comprometer a segurança do produto e, principalmente, do profissional.
- Objetos pequenos
Aqui, mais uma vez, é possível contar com a agilidade do serviço dos motofretistas. Chaves, pen drives, pequenas peças automotivas e quaisquer outros objetos pequenos podem ser coletados e entregues por eles, porém precisam estar embalados em envelopes fechados.
- Entregas em larga escala
Convites, brindes, jornais e revistas também podem ser entregues pelo motoboy, por meio de um serviço de distribuição por motofrete.
Materiais não autorizados
- Dinheiro
Independente da quantia, não é permitido que motofrentistas transportem dinheiro, mesmo que sejam valores baixos. Para este tipo de entrega, é necessário contratar uma empresa especializada.
- Galões de água e botijões de gás
De acordo com a Lei 12.009/2009, este tipo de transporte só é permitido quando a moto possui o auxílio de um sidecar - dispositivo que é preso à ela. Caso contrário, os motofretistas não podem realizar entregas de galões de água ou botijão de gás.
- Transporte de animais
Neste caso o transporte também só é permitido em compartimento adequado, que esteja acoplado à motocicleta e que não apresente nenhum risco para o condutor e nem para as pessoas à sua volta.
- Qualquer objeto que não caiba no baú
Produtos e pacotes com peso e volume acima dos suportados pelo baú também estão proibídos. Para transportar estes itens, é necessário contratar outro tipo de serviços de entrega.
Commentaires